Palestrantes convidados

Ana Margarida Ramos

ana margarida

Licenciada em Ensino de Português e Francês pela Universidade de Aveiro (1994).Com mestrado em Literaturas Românicas Modernas e Contemporâneas pela Faculdade de Letras do Porto (1997) com uma tese intitulada «As Portas do Cerco ou a viagem pelas fronteiras do romance, do tempo e da história» (ver Publicações). E doutoramento em Literatura pela Universidade de Aveiro (2005) com uma tese intitulada. Os monstros na literatura de cordel portuguesa do século XVIII. Professora Auxiliar do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro – área de Literatura Portuguesa. A professora centra suas investigações na área de literatura infantil.

 Mônica Correia Baptista

mônica

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1992), mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1996) e doutora em Educação, pela Universidade Autônoma de Barcelona (2008). Atualmente é professora da Faculdade de Educação da UFMG, atuando, prioritariamente em disciplinas relacionadas às políticas públicas, ao currículo da educação infantil e às práticas pedagógicas de leitura e escrita junto a crianças de zero a seis anos. Sua área de interesse no campo da pesquisa, do ensino e da extensão universitária relaciona política, infância e linguagem escrita. Para isso, dedica-se ao estudo das práticas pedagógicas desenvolvidas em instituições de educação infantil e das ações e projetos que constituem as políticas públicas para a primeira infância relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita. Coordena a linha de pesquisa “Educação Infantil do mestrado profissional PROMESTRE – da Faculdade de Educação da UFMG. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Infantil e Infância (NEPEI/FaE/UFMG) e o Fórum Mineiro de Educação Infantil (FMEI). É conselheira do Conselho Municipal de Educação de Belo Horizonte, como representante titular da UFMG.

Juliana Pádua Silva Medeiros

juliana

Juliana Pádua Silva Medeiros, mestre em Letras pelo programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP – 2011), é pesquisadora em Literatura para Crianças e Jovens sob a vertente das Estratégias cognitivas de leitura, Formação do leitor, Diálogos intersemióticos, Teoria comparada e Múltiplas linguagens. Tem especialização em Literatura e Artes Visuais pelo Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV – 2004) e graduação em Letras pela Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF – 2002). É professora na educação básica no Colégio São Domingos, arte-educadora nas Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, resenhadora da Biblioteca Monteiro Lobato, bem como membro do Grupo de Pesquisa em Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens da Faculdade de Filosofia Letras e Ciência Humanas da Universidade de São Paulo (USP).

Joana Marques Ribeiro

joana 1

Possui graduação em Letras (licenciatura plena em Português e Espanhol) e mestrado também em Letras, na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, ambos pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é integrante do Grupo de Pesquisa em Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens, da Universidade de São Paulo, e professora da rede particular da educação básica no Colégio São Domingos.

Regina Silva Michelli Perim

regina michelli

Graduação em Letras pela Faculdade de Humanidades Pedro II (FAHUPE, 1977), psicóloga com graduação e licenciatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 1979), mestrado (1994) e doutorado (2001) em Letras (Letras Vernáculas, Literatura Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ,), dissertação intitulada: Viagem em Demanda do Santo Graal: o sonho de heroísmo e de amor; e tese ;Vênus e Marte, Eros e Psique o sinuoso caminho dos laços da paixão e do amor na Literatura Portuguesa; pós doutorado em finalização (Letras, Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (USP, 2014), pesquisa;Viajando pelo mundo encantado do Era uma vez: configurações identitárias de gênero na literatura infantil da tradição;. Atualmente é professora associada, em regime de dedicação exclusiva, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), desenvolvendo atividades docentes e de pesquisa em Literatura Portuguesa e Literatura Infantil e Juvenil.

Jilvania Lima dos Santos Bazzo

jilvânia

Doutora em Educação pelo Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia – FACED/UFBA, licenciada em Letras (UEFS) e especialista em Texto e Gramática (UEFS/Unicamp). Atualmente, é membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior/BASis-INEP. Trabalha na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, no curso de Pedagogia, onde ministra as disciplinas relativas à área de Didática e Prática Pedagógica, bem como aquelas referentes ao campo da Linguagem, Alfabetização e Letramento. Tem experiência na área de teoria e prática pedagógica, educação e linguagem, com ênfase em metodologia e prática de ensino, atuando e desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: formação de professores, desenvolvimento humano, estágio curricular, literatura e ensino, leitura e produção de textos.

Cristiano Camilo Lopes

cristiano

Pós-doutorando, doutor e mestre em Letras pela Universidade de São Paulo-USP (Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa). Mestrando em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper) e bacharel em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É membro do Grupo de Pesquisa "Produções Literárias e Culturais para crianças e jovens" da FFLCH/USP. Possui experiência em docência do ensino superior e leciona as seguintes disciplinas: Interpretação e Produção de Textos, Comunicação e Expressão, Metodologia do Trabalho Acadêmico, Métodos de Pesquisa, Sociologia, Antropologia, Literatura Infantil e Juvenil, Análise de textos do Novo Testamento.

Celso Sisto Silva

celso sisto 1

Possui graduação em Bacharel Em Artes Cênicas Habilitação Em Interpret pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1989), graduação em Educação Artística Licenciatura Plena Em Artes Cên pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1992), Especialização em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), Mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Doutorado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente desenvolve pesquisa de Pós-Doutoramento, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência nas áreas de Letras e Teatro, com ênfase em Teatro Narrativo, Literatura Africana e Literatura Infantojuvenil, atuando principalmente nos seguintes temas: performance literária, a arte de contar histórias, contação de histórias, técnicas para narrar contos, textos literários reinterpretados para a cena, teatro na educação, jogos improvisacionais, literatura infantil e juvenil, formação de leitores e agentes de leitura, escrita criativa, crítica literária, teoria e história do teatro e história da literatura infantil e juvenil. Nome artístico: Celso Sisto.

Diógenes Buenos Aires de Carvalho

diógenes

Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí (1994), Especialização em Leitura e Produção de Textos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997), Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Professor Adjunto I da Universidade Estadual do Piauí, atuando na Graduação em Letras e no Mestrado em Letras. Atualmente é Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UESPI. Editor-chefe do periódico eletrônico Letras em Revista (UESPI). Autor do livro As crianças contam as histórias: os horizontes dos leitores de diferentes classes sociais, que recebeu o selo de Altamente Recomendável pela FNLIJ. Membro do Conselho Editorial dos periódicos Cadernos do Aplicação/UFRGS, Pesquisa em Foco/UEMA e Signos/UNIVATES. Membro do GT Leitura e Literatura infantil e juvenil da ANPOLL. Pesquisador Associado da RELER/Cátedra Unesco de Leitura PUCRio. Atuou como docente da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA (2000-2012) e como docente convidado do Mestrado em Letras da UFPI (2009-2012). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: estética da recepção, literatura infantil e juvenil, leitura literária, formação do leitor, ensino de literatura e história da literatura.

José Nicolau Gregorin Filho

nicolau

Possui graduação em Português e Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá (1987), Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Na Universidade de São Paulo, é docente de Literatura Infantil e Juvenil do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Coordenador e docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, Vice-Presidente da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e Assessor Técnico de Gabinete da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária . Atua na Grande Área de Linguística, Letras e Artes, no ensino e na pesquisa de Leitura, Literatura infantil e juvenil, Estudos Comparados de Literatura, Cultura e Sociedade.

Maria Zélia Versiani Machado

maria zéliaPossui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). É professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino – DMTE – e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG. Coordenou a área das linguagens no curso de Licenciatura do Campo – Pedagogia da Terra. Integra o Grupo de Pesquisas do Letramento Literário – GPELL – do Ceale – Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita – da FaE/UFMG, no qual coordena subprojeto sobre gêneros da Literatura infantil e juvenil, parte de uma pesquisa intitulada Produção literária para crianças e jovens no Brasil: perfil e desdobramentos textuais e para-textuais. Tem experiência no Ensino de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes eixos: leitura e produção de textos; formação de leitores; ensino de literatura. Realizou pesquisa de pós-doutorado sobre a leitura literária em contextos do campo, com o apoio do CNPq. Editora Adjunta da Educação em Revista. Vice-diretora do Ceale – Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Faculdade de Educação da UFMG. Membro (suplente) Comitê Científico do GT de Alfabetização da ANPEd.

Renata Junqueira da Souza

renata junqueira

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/IBILCE – São José do Rio Preto. Fez mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e doutorado em Letras pela UNESP/FCL – Assis. Seu pós doutorado foi realizado na University of British Columbia e pela Ohio State University. Foi professora visitante da Universidade do Minho em Portugal e é, atualmente, professora da UNESP/FCT – Presidente Prudente. Tem experiência da área de Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, atuando nos temas: leitura e ensino, literatura e ensino, estratégias de leitura, poesia e ensino. Entre as suas publicações estão os livros: Biblioteca escolar e práticas educativas (2009); Ler e compreender: estratégias de leitura (2010); Caminhos para a formação do leitor (2004). É líder do grupo de pesquisa e de projetos do Centro de Estudos de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil -CELLIJ.

Daniela Bunn

danile abunn

Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina onde ministrou, como professora substituta, disciplinas nos cursos de Letras e Pedagogia, atuou como professora de italiano no Curso Extracurricular e como tutora no Ead/Letras-Espanhol. Trabalha com as temáticas Literatura, Artes e Imagens; Leitura; Literatura e Infância; Língua Portuguesa, Literatura e Ensino; Formação de Professores. Possui graduação em Letras Português-Italiano e Mestrado em Literatura. Traduziu treze livros de literatura infantil (italiano/português e português/italiano). Trabalhou no Curso de Especialização em Mídias na Educação, UAB/EAD, no Instituto Federal de Santa Catarina. Atualmente trabalha no Colégio Militar Feliciano Nunes Pires, como professora de Técnica de Redação para o Ensino Fundamental.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s