Informações sobre Minicursos

1) É DE KILUNDU, KIANDA E MBONDO A PALAVRA QUE ME CORRE NAS VEIAS

Ministrante: Prof. Dr. Celso Sisto (PUCRS)

Ementa: As histórias africanas de transmissão oral para ler e contar

Número de participantes: 35

Local: Sala 610 – Bloco A do Centro de Ciências da Educação

2) Estratégias de leitura: para ler e compreender o livro infantil

Ministrante: Profa. Dra. Renata Junqueira (UNESP)

Ementa: Este minicurso tem como objetivo apresentar a metodologia proposta por Souza e Girotto (2010) sobre as estratégias de compreensão leitora.  As autoras propõem o ensino de estratégias de leitura com base na metodologia norte-americana com origens na metacognição aplicadas em textos de literatura infantil e juvenil. As estratégias propostas são as seguintes: conexões, inferência, visualização, questionamento, síntese e sumarização. Tal metodologia permite a utilização de diversos tipos de textos. Neste mini-curso, utilizaremos o texto literário pelo fato de possuir um campo que gera grande liberdade para quem lê e ainda amplia o conhecimento prévio de seus leitores. Este tipo de leitura amplia os referenciais de mundo construídos pela linguagem e pelo meio social e cultural do leitor, objetivo maior do ensino das estratégias de leitura.

Número de participantes: 30

Local: Sala 607 – Bloco A do Centro de Ciências da Educação

3)Literatura e infância: fruição ou pretexto?

Ministrante: Profa. Dra. Jilvania Lima dos Santos Bazzo (UDESC)

Ementa: Breve reflexão sobre as funções da leitura e da literatura no processo de desenvolvimento humano. Literatura como encantamento, brincadeira e autoconhecimento.

Número de participantes: 25

Local: Sala 606 A – Bloco A do Centro de Ciências da Educação

4) Pelas Veredas da Poesia

Ministrante: Profa. Dra. Regina Michelli (UERJ/UNISUAM)

Ementa: A poesia permite ao homem vivenciar sensibilidades: sons de palavras ecoam no interior do ser, acordando sentidos. Este minicurso objetiva apresentar, de forma breve, a produção poética brasileira voltada para o universo infantil e juvenil, propondo atividades direcionadas à criação de poemas, numa perspectiva de oficina. Pretende-se sensibilizar os presentes quanto às especificidades deste tipo de discurso, promovendo, através da vivência do fazer poético, o encantamento com a poesia.

Número de Participantes: 40

Local: Sala 109 – Bloco D do Centro de Ciências da Educação

5) Entre olhares e linguagens: a construção da metáfora na literatura e no cinema

Ministrantes: Prof. Dr. Cristiano Camilo Lopes (USP), Profa. Ma. Joana Marques Ribeiro (USP) e Profa. Ma. Juliana Pádua Silva Medeiros (USP)

Ementa: Em sua composição artística, a literatura contemporânea para infância e juventude imprimi e exprime o real por meio da palavra, da imagem e da interação dessas, constituindo-se, assim, através de uma tessitura híbrida e, portanto, complexa. Essa multiplicidade de linguagens, que comumente se entrelaçam, aponta, então, para o uso da metáfora como uma forma intrínseca de sua estrutura estética. Cabe ressaltar que não só a literatura se vale do recurso metafórico como meio de expressão, pois as artes plásticas, a fotografia e o cinema também o fazem, bem como partilham seus códigos com a arte literária a fim de representar o real. Diante disso, o objetivo da presente oficina é discutir, com base em atividades de leitura, a metáfora como um recurso estético da linguagem artística, analisando sua presença e construção nas obras literárias e cinematográficas.

Número de participantes: 80

Local: Auditório do CED

Material utilizado durante o minicurso: http://prezi.com/wef2dhnqcvjs/?utm_campaign=share&utm_medium=copy

6) Ler brincando – o incentivo a leitura através de um letramento ludo-poético

Ministrante: Marcos Marsuwell Ferreira Garcia

Ementa: A oficina procurará desenvolver vivências de letramento utilizando jogos poéticos, e tem como proposta, incentivar a leitura e escrita através de enigmas literários e brincadeiras textuais, preservando o fundo mágico, lúdico, intuitivo e criativo que identifica a sensibilidade poética.

Número de participantes: 20

Local: Sala 632 – Bloco A do Centro de Ciências da Educação

7) Texto e imagem: a intertextualidade, o estranhamento e os gêneros textuais no cotidiano escolar

Ministrante: Profa. Dra. Daniela Bunn (CFNP)

Ementa: O minicurso tem como proposta inicial abordar a literatura infantojuvenil pelo viés da intertextualidade e observar nas histórias as inserções de diferentes gêneros textuais. Com foco no texto literário e, principalmente, nas ilustrações pretende-se discutir três níveis de interpretação: a leitura do texto, a observação das imagens e o modo de composição das imagens. Este último nos levará a desafiar o aluno a compor sua própria história. Venha se encantar!

Número de participantes: 100

Local: Auditório do CFH

Para realizar inscrição, clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s