Apresentação

VI Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (VI SLIJ) e do I Seminário Internacional de literatura infantil e juvenil e práticas de mediação literária (I SELIPRAM), são eventos acadêmicos congregados, com caráter nacional cujo propósito é congregar pesquisadores envolvidos no estudo da leitura e da formação do leitor de literatura infantil e juvenil em Santa Catarina e no País.

A realização dos dois seminários ocorrerá conjuntamente e Trata-se de um projeto cujas edições iniciais foram realizadas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa – NEPALP e, hoje, se consolida com a participação do Literalise – Grupo de pesquisa em literatura infantil e juvenil e práticas de mediação literária (CED/UFSC) em conjunto com o Núcleo de Pesquisas e Ensino em Língua Portuguesa e Alfabetização (NEPALP/CED/UFSC), cuja maioria de seus membros está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. O evento será organizado em parceria com o Programa de Educação Tutorial – Pedagogia (PET/UFSC) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

O evento acontecerá na Universidade Federal de Santa Catarina, no campus da Trindade, Florianópolis – SC, entre os dias 15 e 17 de outubro de 2014. Ele congrega pesquisadores envolvidos no estudo da leitura, das práticas educativas construidas em diálogo com a literatura infantil e juvenil e da formação do leitor de literatura infantil e juvenil. Devido ao caráter interdisciplinar desse objeto de estudo (a literatura infantil e juvenil), o evento tem agrupado, desde a sua primeira edição, pesquisadores e profissionais de diversos ramos das Ciências Humanas (Letras, Pedagogia, Biblioteconomia, Psicologia, História, entre outros).

Suas primeiras edições foram realizadas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) durante os anos de 2001, 2002 e 2003 e retomada, em 2011, agregando o Seminário de Literatura infantil e Juvenil de Santa Catarina, organizado também em quatro edições (2006, 2007, 2008 e 2009) pela Unisul. A 5ª edição do evento aconteceu na UFSC, em 2012.

Desse modo, as reflexões sobre a produção literária para crianças e jovens, abordadas e discutidas durante o evento, abarcam a literatura infantil e juvenil produzida em âmbito nacional e internacional e, de modo particular, a  literatura infantil e juvenil produzida no Estado de Santa Catarina.

Em 2014 pretende-se dar um salto qualitativo ao evento colocando-o no plano internacional ao trazer para a conferência de abertura a professora doutora Ana Margarida Ramos (Universidade de Aveiro) que tem se destacado em Portugal por suas pesquisas e publicações sobre literatura infantil.